Uma aposta do intitulado “Sweet Neo Soul”, Izy Castelano nasceu na zona norte do Rio de Janeiro, sendo criada no Complexo do Alemão. De uma infância nas igrejas, onde estabeleceu uma forte conexão com a música, desenvolveu sua paixão pela arte e, anos depois, passou a construir sua existência artística através do Neo Soul, uma vertente do que conhecemos como o R&B “atual”. Em “Imersa”, seu primeiro EP lançado, Izy buscou uma construção experimental, mas promete movimentar a cena em uma nova era da carreira com o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio.
“Tenho sido guiada por uma era que vai mudar a minha vida. Vai ser difícil me ignorar.” Afirma. “Esse é um momento que marca um ponto de virada na minha carreira. Estou pronta para trazer mais alma para o cenário brasileiro”
Produzindo o que promete ser “quente e poderoso”, Izy reforça que os carros chefes para a criação dessa nova era são a autoconfiança, a paixão e, claro, a magia. Algo que a tem guiado desde o lançamento de “Imersa”. Em uma migração de selo musical, o álbum será lançado pela Mondé Musical, tendo no catálogo nomes como Afreekasia, Elza Soares, Larissa Nunes, entre outros artistas conhecidos e respeitados no cenário musical. Outro passo muito importante para a sua carreira.
“Será um divisor de águas. É o momento em que tudo muda e que eu mostro ao mundo quem eu realmente sou e do que sou capaz. Hoje, eu me vejo como a verdadeira dona de mim, dos meus prazeres e da minha intuição. Mas, nem sempre foi assim. Por muito tempo, estive acostumada a fugir do centro das atenções, até quando sabia que deveria brilhar. Agora, nessa fase mais madura, assumo o centro do palco. Estou aqui para reivindicar o que é meu, sem me anular.”
Questionada sobre como pretende ser vista com esse novo momento, ela deixa mais do que nítida a ambição e autoestima. “Quero que me vejam como uma artista que não só inspira, mas que também guia os outros a reconhecerem e firmarem seu próprio poder em seus relacionamentos e em suas vidas. Esse projeto é uma celebração de como assumir o controle da sua narrativa e ser protagonista dos próprios desejos, amores e paixões. Isso pode transformar nossa forma de nos conectar com o mundo e com os outros.”
Sobre o álbum em si, Izy ainda não quer dar muitos detalhes, mas afirma que está preparando uma musicalidade única e memorável, assim como toda a era. “Eu realmente tô experimentando de tudo um pouco, e trazendo isso nesse novo projeto de uma forma que talvez as pessoas não consigam identificar um gênero específico. Tem reggae, tem jazz, tem soul, tem elementos de música alternativa. Uma loucura!”
Brinca, mas complementa: “Estou trabalhando nesse álbum há mais de um ano, no início chegava pro Fell e dizia “Que loucura vamos fazer hoje?” E quando íamos ver, estávamos usando um merengue de referência. Eu gosto que meu Neo Soul tenha uma vibe latina, isso vocês já viram em Imersa, acho que estamos amadurecendo essa latinidade de acordo com a minha identidade musical. Se você me perguntar o que estou criando, só posso dizer que vamos atualizar a definição de pop.” E realmente é o que parece.
Categórica e com uma leve dose de convencimento, ela promete: “A partir de agora vou abrir meu espaço no cenário da música brasileira. Quero mostrar que se ninguém abrir as portas, minha música vai criar portas novas.”
Aos curiosos, o álbum deve sair no começo de 2025, e promete ser um misto de ritmo, swing e conceito visual, além de transbordar auto confiança, sensualidade e poder: elementos que, visivelmente, definem o novo momento de Izy Castelano.
Dentre as paredes do estúdio, os presentes durante a construção do álbum também afirmam: acaba de nascer a dona do Sweet Neo Soul. Já podemos começar as apostas?
コメント